domingo, 21 de março de 2010

CONCEITOS LEAN: DESPERDÍCIO

O que é desperdício? Todos temos uma ideia geral sobre o significado de desperdício. Mas na verdade, desperdício é a execução de qualquer acção ou actividade que consome recursos (materiais ou humanos) e que não acrescenta valor, ou seja, que o cliente não está disposto a pagar. Parece simples…mas talvez não seja assim tão simples como parece, principalmente quando é necessário identificar, quantificar e eliminar ou reduzir os desperdícios.


Taiichi Ohno (1988, Toyota Production System: Beyond Large-Scale Production, Productivity Press), engenheiro chefe da Toyota, dividiu os desperdícios em 7 categorias, que se referem a recursos normalmente desperdiçados:

Transporte (Transport) – Movimentação desnecessária de materiais entre processos.
Stock (Inventory) – Armazenar itens (materiais e/ou matéria-prima) desnecessários que não suportam as entregas programadas.
Movimentações (Movement) – Movimentações desnecessárias de pessoas que não acrescentam valor ao produto ou serviço.
Espera (Waiting) – Impossibilidade de avançar para a próxima etapa do processo. Tempo de espera de pessoas e tempos de espera de produtos.
Excesso de Produção (Overproduction) – Produzir mais do que o necessário: produzir antes da encomenda; produzir a um ritmo superior ao necessário.
Processamento Desnecessário (Overprocessing) – Esforço que não acrescenta valor a um produto ou serviço. Demasiadas etapas para conseguir completar o trabalho.
Defeitos (Defects) – Necessidade de proceder á reparação de um produto ou serviço para conseguir cumprir os requisitos do cliente.

Grande parte das Empresas que aplicam as metodologias Lean, consideram um 8º desperdício: Acidentes de Trabalho (Injuries). Duas das maiores causas para as faltas ao trabalho estão relacionadas com questões de ergonomia e de segurança no trabalho.

Existem Empresas que começam já a considerar mais 2 desperdícios adicionais: Desperdício de Talentos – Refere-se á não utilização total das pessoas (staff) e/ou aproveitamento do seu conhecimento e experiência para conseguir com que os processos fluam melhor do principio ao fim; Redefinição de prioridades – Alteração de pedidos de trabalho e a constante correria para “apagar fogos”. Estes desperdícios adicionais têm sido considerados principalmente nas áreas dos serviços de saúde e escritórios. É no entanto fundamental conseguir medir todos os desperdícios que decidamos considerar, pois:

SE NÃO SOUBERMOS ONDE ESTAMOS, NÃO SABEMOS PARA ONDE VAMOS!


1 comentário:

Unknown disse...

Olá, estou fazendo um artigo sobre produtividade, como evitar desperdícios... e precisava saber o nome e o ultimo sobrenome da pessoa que fez esse testo para que eu posso citar em meu artigo... por favor se puder me ajudar, com urgência.